Prefeitura de Porto Alegre

DEP

Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
voltar ao topo ^

Projeto Amigos do Arroio inicia com limpeza de riacho na zona Sul

02/07/2013 13:20:45

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Além da retirada de resíduos, estão previstas ações de sensibilização das comunidades

Além da retirada de resíduos, estão previstas ações de sensibilização das comunidades

A prefeitura lançou, na manhã desta terça-feira, 2, a campanha Amigos do Arroio. A ação conjunta de limpeza permanente dos cursos d’água da cidade e de conscientização ambiental da população teve início no arroio Sanga da Morte, localizado no bairro Cristal, zona Sul. O projeto evolve os departamentos de Esgotos Pluviais (DEP) e de Limpeza Urbana (DMLU) e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), com o apoio da Secretaria Municipal de Governança Local. O ato de lançamento contou com a presença do prefeito em exercício, Sebastião Melo, que conclamou a população a “abraçar a causa” e ajudar o município, evitando o descarte de lixo no local e denunciando aqueles que fazem isso. “Queremos firmar um pacto com os moradores da região para que nos ajudem e cuidem do arroio. Um governo jamais será capaz de resolver todos os problemas de um município se não contar com o apoio da população”, afirmou.(fotos)
 
Em poucas horas de operação, foram removidos do arroio resíduos como chapinha de cabelo, relógio de parede, despertador, carcaças de ventilador e computador, roupas, tênis, garrafas PET, louças de banheiro e cozinha, além de muito resíduo doméstico. A limpeza do leito do arroio Sanga da Morte, próximo ao Barra Shopping Sul, está sendo efetuada em dois trechos: entre as avenidas Chuí e Icaraí e, após, na avenida Divisa, entre a avenida Icaraí e a rua Upamoroti. Em alguns pontos, será feita a catação manual dos resíduos. A Zonal Sul da Smam está vistoriando a vegetação da área para a execução de podas e remoções necessárias.
 
O diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP), Tarso Boelter, estima que cerca de 900 metros do riacho sejam limpos em sete dias. O serviço está sendo executado com o auxílio de 15 funcionários do órgão, 15 garis, duas retroescavadeiras e dois caminhões para recolhimento de resíduos.
 
“Além do recolhimento dos resíduos dos riachos, realizaremos ações de sensibilização ambiental nas comunidades em que eles se localizam. Isso é fundamental. Os moradores precisam perceber o valor do recurso natural que têm ao seu lado e se comprometer a preservá-lo”, destaca Boelter. Ele explica que, assim como o arroio Sanga da Morte, a maioria dos cursos d’água da cidade padece com o descarte irregular dos mais diversos tipos de materiais.
 
A ação Amigos do Arroio integra o movimento Porto Alegre: Eu Curto, Eu Cuido.  A próxima ação da campanha ocorrerá no dia 20 de julho, no arroio Mem de Sá, localizado na vila Bom Jesus, zona Leste.
 
União de esforços – Conforme o diretor do DMLU, André Carús, ao longo de toda a semana, equipes das assessorias comunitárias, de educação ambiental e do Centro Administrativo Regional Cristal realizarão o trabalho de mobilização e sensibilização da comunidade e das Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Eliseu Pagglioli e Escola Estadual de Ensino Fundamental Fernando Ferrari. Já o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Dilda, obersvou que “esta ação implica em revisão de hábitos, de consumo, de uso e de descarte de resíduos da sociedade. Por isso, para que tenhamos sucesso, é fundamental o envolvimento de todos”. 
 
Educação Ambiental – Ao longo da semana, também serão feitas visitas aos colégios estaduais Elpídio Ferreira Paz e Paraná, às escolas municipais de Ensino Fundamental José Loureiro da Silva e Vereador Martim Aranha, bem como às escolas estaduais de Ensino Fundamental Rafael Pinto Bandeira, Tom Jobim e Vila Cruzeiro do Sul. Serão distribuídos kits com materiais sobre compostagem, correta separação de resíduos, importância do tratamento dos esgotos e combate a doenças vinculadas à poluição da água. Da mesma forma, o DEP está se colocando à disposição das escolas para promover iniciativas de educação ambiental, divulgando as atividades que oferece, as faixas etárias abrangidas e os contatos para agendamento dos programas.
 
Trilha e jogos pedagógicos – No próximo sábado, 6, das 10h às 14h, entre as avenidas Chuí e Icaraí, a Coordenação de Licenciamento e Educação Ambiental do DEP, o Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do DMLU e o Centro de Educação e Informação Ambiental (Ceia) desenvolverão atividade educativa para divulgar a ação no arroio e alertar sobre os riscos do descarte irregular de resíduos. Haverá trilha e jogos pedagógicos e distribuição de material educativo.
 
Também estiveram presentes no lançamento da campanha, o secretário de Governança Local, Cezar Busatto, o diretor da Defesa Civil, Ernesto Teixeira, e os gestores do CAR Cristal, Mauro Quadros e Marco Martins.
 


/drenagem_urbana /limpeza_urbana /meio_ambiente

Edição de: Álvaro Luiz Oliveira Teixeira
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170